Que software é necessário para abrir uma loja? Se optou por um sistema informático em vez de uma tradicional caixa registadora, terá de optar entre um dos programas de software certificados pelas finanças.

Porque a loja é nova e não há registo de faturação relativo ao ano anterior, em vez de se sanalisar o volume de negócios, aplica-se outra regra para definir o software a utilizar. Sendo opção do empresário usar um sistema informático tem a escolha limitada à lista de software de faturação certificado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Pode consultar essa lista no Portal das Finanças ou clicando aqui.

Ao recorrer a este software de faturação certificado estará já a cumprir com outra obrigação. Referimo-nos à exportação do ficheiro SAF-T que todas as empresas que usem programas informáticos de contabilidade e faturação têm de enviar à AT, até ao dia 25 de cada mês.

Mas que software escolher?

Se conhece outras lojas do mesmo ramo e sabe que software usam, tem a tarefa de escolha facilitada. Mas o primeiro passo será sempre confirmar se faz parte da lista das Finanças. E atenção que esta lista está em constante atualização, podendo ser revogada alguma certificação, a qualquer momento.

Fazendo parte dessa lista, é só escolher o software de faturação que melhor de adapte à sua loja. Depende da dimensão do estabelecimento, do número de pontos de venda, das características dos produtos a comercializar e das suas necessidades enquanto empresário.

E não só as necessidades no front office, ou seja, no ponto de venda, na loja em si, no momento em que se efetivam as transações. Sendo quase todos passiveis de parametrizar indo ao encontro do que necessita, pode também obter benefícios ao nível do back office. O mesmo software de faturação que escolher para o ponto de venda, pode, por exemplo, retirar-lhe o trabalho de fazer inventário, se optar pela gestão imediata dos stocks.

Isto e muito mais pode adquirir através de um programa de faturação criado para o setor do retalho. Conheça aqui alguns exemplos de software para lojas.