POS é a sigla usada para designar Point of Sale. Trata-se do ponto de venda, isto é, o local onde o cliente paga as suas compras. Pode ser uma caixa de supermercado onde são registadas e pagas as suas compras, pode ser o local onde vai apenas pagar um café ou ainda aquela máquina onde o empregado de mesa de um restaurante regista os seus pedidos e onde os paga, no final da refeição. Também encontra POS noutro tipo de lojas, como bares e discotecas.

Longe vai o tempo em que tudo era registado à mão, inclusive o recibo entregue ao cliente. Depois, chegaram as caixas registadoras e, posteriormente, os sistemas POS. Na prática, é também uma caixa registadora, assente na tecnologia informática, de fácil utilização e com múltiplas vantagens para o empresário.

Vantagens do Sistema POS

Melhor Comunicação
Um sistema POS aumenta a comunicação dentro do seu estabelecimento, reduzindo o erro no pedido do cliente. Se existir discrepâncias, é possível identificar exatamente onde o erro ocorreu.

Rentabilização de Tempo
Devido ao sistema de venda automatizado o seu negócio torna-se mais produtivo, permitindo que os colaboradores prestem um acompanhamento mais próximo ao cliente.

Registos de Vendas e Stocks
Com um sistema POS é possível registar com precisão as vendas e outras transações. O sistema também permite controlar os níveis de stock e eventuais variações de stock, assim como registos dos métodos de pagamento (cartão débito/crédito, dinheiro, etc).

Funcionamento do Sistema POS

Funcionamento POS

Sendo certo que a informática é o que está na base de um sistema POS, este pode assentar num único computador ou em vários terminais, ligados em rede. Em rede no mesmo espaço físico ou, até, ligando um grupo de lojas.

E como são esses terminais POS? À medida do empresário e das suas necessidades. Para que possa registar as transações com rapidez e facilidade, além de caixa registadora pode incluir um ecrã táctil ou tablet, leitores de códigos de barras e até a impressora de talões.

Máquina à parte, também as aplicações do sistema POS são variadas, sendo possível programar um POS para responder às especificidades de cada setor. Por exemplo, uma empresa que queira poupar tempo na realização de um inventário pode aproveitar as transações diárias - registadas no POS - para ir atualizando a informação relativa aos stocks.

Sistema POS Completo

Sistema POS Completo

Existem algumas soluções no mercado que disponbilizam um sistema POS completo, ou seja com equipamento, software e suporte incluído:

Vendus
O Sistema POS Completo Vendus inclui tudo o que necessita para o seu negócio: software de faturação certificado, equipamento (tablet, suporte de tablet, impressora e gaveta de dinheiro), suporte ao cliente e atualizações. Ideal para lojas de roupa, sapatarias, entre outros negócios.

ASCMI
Equipamentos de sistema POS completos que incluem monitor touchscreen e processador integrado. Disponibiliza a possibilidade de  impressora de talões e gaveta de dinheiro.

Loja dos POS
Disponíveis diversas soluções de sistema POS integrado com impressora, monitor touch, gaveta metálica, computador e software.