POS é a sigla usada para designar Point of Sale. Trata-se do ponto de venda, isto é, o local onde o cliente paga as suas compras.

Longe vai o tempo em que tudo era registado à mão, inclusive o recibo entregue ao cliente. Depois, chegaram as caixas registadoras e, posteriormente, o sistema POS. Na prática, é também uma caixa registadora, assente na tecnologia informática, de fácil utilização e com múltiplas vantagens para o empresário.

POS supermercado

Pode ser uma caixa de supermercado onde são registadas e pagas as suas compras, pode ser o local onde vai apenas pagar um café, como pode ser aquela máquina onde o empregado de mesa de um restaurante regista os seus pedidos e onde os paga, no final da refeição. Também encontra POS noutro tipo de lojas, em bares e discotecas.

Sistema adequado às necessidades

Sendo certo que a informática é o que está na base de um sistema POS, este pode assentar num único computador ou em vários terminais, ligados em rede. Em rede no mesmo espaço físico ou, até, ligando um grupo de lojas.

E como são esses terminais POS? À medida do empresário e das suas necessidades. Para que possa registar as transações com rapidez e facilidade, além de caixa registadora pode incluir um ecrã táctil, leitores de códigos de barras e até a impressora de talões.

ecrã tátil POS

Máquina à parte, também as aplicações do sistema POS são variadas, sendo possível programar um POS para responder às especificidades de cada setor. Por exemplo, uma empresa que queira poupar tempo na realização de um inventário pode aproveitar as transações diárias - registadas no POS - para ir atualizando a informação relativa aos stocks.

Publicidade Vendus - Software de Faturação Online POS