Todos os meses, até ao dia 25, as empresas têm que fazer chegar à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) o ficheiro normalizado gerado pelo programa informático de faturação. Mas como entregar o SAF-T às Finanças? Basta seguir estes passos.

O ponto de partida é o portal E-Fatura. Acedendo ao site, há que selecionar a opção “Comerciante” e, depois de fazer o login com os dados de acesso, clicar em “Enviar Ficheiro”, encontrando o seguinte quadro:

enviar saft

A partir deste momento, deve “Abrir” o ficheiro SAF-T correspondente, escolhendo a localização onde foi guardado no computador e preencher os campos referentes ao ano e mês do ficheiro. Certifique-se de que é o ficheiro correto, devendo conter a extensão “.xml”.

O sistema vai extrair do SAF-T os dados considerados relevantes para a AT, gerando um ficheiro autónomo. Antes de o enviar, pode confirmar as informações que o compõem. Como o número total de faturas, o valor total do débito e o valor total do crédito. Se não houver erros, já pode selecionar a opção “Submeter” para cumprir com a sua obrigação fiscal.

No final, deverá aparecer no seu ecrã uma caixa de diálogo com a mensagem “Ficheiro SAF-T (PT) submetido com sucesso”. Mas o processo não terminou. Para ter a certeza que as finanças receberam os dados pretendidos, volte mais tarde ao E-Fatura para verificar o estado do envio. Desta vez, no menu principal da sua página de “Comerciante” deverá clicar em “Consultar Ficheiros". E são quatro as opções relativas ao estado de processamento do ficheiro: pendente, integrado com sucesso, integrado parcialmente ou rejeitado.


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